A Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, lançou nesta terça-feira (27) o primeiro edital do Finep Startup. De acordo com as informações, o objetivo da iniciativa é oferecer auxílios a empresas que estejam em fase final de desenvolvimento de seus produtos ou que necessitem de ajuda para ganhar escala de produção.
A previsão é de que 50 empresas sejam apoiadas por ano, sendo divididas em duas rodadas de investimentos. Segundo o presidente da Finep, Marcos Cintra, a expectativa é de que o programa ofereça até R$ 400 milhões em quatro anos para as startups selecionadas. "A Finep está na gênese do pensamento sobre capital de risco no Brasil. Este programa cumpre uma missão de mais de quinze anos de história", comentou.
Conforme descrito no edital, o auxílio será concentrado em algumas áreas, como educação, cidades sustentáveis, fintech, Internet das Coisas, economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, tecnologia agrícola, química e modelagem da informação da construção.
Com base no plano de negócios das startups, o investimento se dará através de contrato de opção de compra que poderá chegar a R$ 1 milhão. "Temos feito esforços que buscam reduzir o custo para grandes e pequenas empresas. Em tempos de contenção fiscal, iniciativas assim são importantes para superar de forma criativa e propositiva as dificuldades econômicas pelas quais o Brasil vem passando", explicou Cintra.
Fonte: Convergência Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário