Aqui, divulgamos tudo que possa repercutir.

. . . Você fica sabendo mesmo !!!!!


Envie suas notícias, seus artigos e informes para nossa equipe pelo WhatsApp (11) 9 7291 4716 ou pelo e-mail a seguir, para divulgarmos nesta página:

divulganoblog@gmail.com


Compartilhem nas redes Sociais

COMPARTILHEM NAS REDES SOCIAIS

Webradio ao vivo

VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS, ENTRE EM CONTATO, OU FAÇA UMA DOAÇÃO CLICANDO NAS IMAGENS
. . . . PARA OUVIR NOSSA WEBRADIO AO VIVO BASTA DAR O "PLAY" NO RADINHO. Caso a imagem não esteja aparecendo, role esta página até o final que há outro PLAYER da webradio 12345, para acionar e ouvir a programação ao vivo.

COMPATILHEM NAS REDES SOCIAIS

COMPARTILHEM NAS REDES SOCIAIS

Outras páginas

VISITE NOSSAS PÁGINAS CLICANDO NAS IMAGENS A SEGUIR E CONHEÇA NOSSO TRABALHO

                      
 

 

Design ***Digital Rádio e Tv - São Paulo / SP - Brasil - Todos os direitos reservados - Whats App (11) 9 7291 4716

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, 20 de setembro de 2025

Indústria brasileira enfrenta em agosto o desempenho mais frágil em 10 anos, aponta CNI



***Produção, emprego e capacidade instalada recuam; expectativas seguem moderadas e intenção de investimento cai pelo terceiro mês seguido.

imagem:  José Paulo Lacerda/CNI/ reprodução



A indústria brasileira registrou, em agosto de 2025, o pior desempenho para o mês em 10 anos, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada, nesta quinta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção recuou para 47,2 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa crescimento de retração. É o menor nível desde 2015, quando o indicador havia marcado 42,7 pontos.

Além da queda na produção, os empresários relataram recuo no número de empregados (48,4 pontos) e diminuição na utilização da capacidade instalada, que passou de 71%, em julho, para 70%, em agosto.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os resultados acendem um alerta. "A sondagem de agosto reforça um quadro negativo para a indústria, já verificado há algum tempo pelos empresários em 2025. Tivemos queda na produção e queda no número de empregados, na comparação com julho, o que não acontece no período. Normalmente, vemos um crescimento da atividade na passagem de julho para agosto", explicou.

Sondagem Industrial: juros altos paralisam investimentos

A pesquisa revelou ainda que a intenção de investimento da indústria caiu pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 54,4 pontos em setembro.

Para Iasmin Messias, economista e especialista em investimentos, o peso das taxas de juros reflete no quadro atual. "Esse cenário de dificuldades tem relação com a Selic em 15% ao ano. Nesse patamar, trata-se de uma política monetária contracionista, na tentativa de conter a inflação. Como consequência, fica mais caro para as empresas tomar juros [crédito e financiamento], muitas vezes precisam cortar custos e até realizar demissões. Isso eleva o número de desemprego no país e consequentemente reduz o consumo", avaliou.

A CNI considera "injustificada" a decisão do Banco Central de manter a taxa Selic em 15% ao ano. "Não existe crescimento sustentável com juros estratosféricos. Não existe inovação, reindustrialização, crédito acessível. O que existe é a paralisia nos investimentos produtivos com sequelas para toda a sociedade", pontuou o presidente da confederação, Ricardo Alban, em posicionamento recente.

Sondagem Industrial: estoques e expectativas

Os estoques permaneceram estáveis em agosto, com o índice em 50 pontos, sinalizando ajuste conforme o planejado pelas empresas. Já as expectativas para os próximos meses mostram cautela. Em setembro, os índices de demanda e compra de insumos recuaram, embora ainda permaneçam levemente acima da linha de crescimento.

Marcelo Azevedo revela que o cenário atual contamina as expectativas dos empresários. "Já em agosto, houve uma queda considerável em alguns índices de expectativa. Inclusive há uma percepção de queda nas exportações para os próximos seis meses. Em setembro, também houve uma pequena melhora das expectativas das contratações, mas seguem negativas", completou Azevedo.

A Sondagem Industrial ouviu 1,4 mil empresas, entre pequenas, médias e grandes, no período de 1º a 10 de setembro de 2025.

O índice de evolução da produção caiu para 47,2 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa crescimento de retração. Esse é o menor resultado para o mês desde 2015.

Além da queda na produção, os empresários relataram recuo no número de empregados e diminuição na utilização da capacidade instalada, que passou de 71%, em julho, para 70%, em agosto.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os resultados acendem um alerta.


Reportagem: Déborah Souza
Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais



Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário